Atividade
4.3
MÍDIA-EDUCAÇÃO
NO CONTEXTO ESCOLAR: MAPEAMENTO CRÍTICO
DOS
TRABALHOS REALIZADOS NAS ESCOLAS DE ENSINO
FUNDAMENTAL EM FLORIANÓPOLIS
Analisando o texto
verificamos que a cada dia estamos mais inseridos com a tecnologia, pois ela
tem modificado o ser humano se fazendo presente no meio familiar, escolar e na
sociedade.
As
tecnologias de informação e comunicação mudaram nossas vidas, e por isso cada
vez mais pessoas têm se preocupado de como receber e transmitir essas
informações.
As
palavras de Belloni nos chamaram muito a atenção quando ele coloca...
(BELLONI,
2005, p. 17). Faz-se, portanto, necessário, refletir sobre a presença dos meios
de comunicação em nossas vidas, para que deles possamos nos apropriar de forma
crítica e criativa. Para que possamos escolher quais mídias são mais
apropriadas às nossas necessidades pessoais e coletivas, quais usos desejamos
dar a cada uma, ou quais usos pretendemos evitar.
Colocando
isso em prática realizamos uma atividade com os alunos.
Descrição da atividade: Levamos um jornal impresso
para sala de aula com uma reportagem de destaque, em seguida levamos os alunos
para sala de informática e pedimos que eles abrissem o SITE do mesmo jornal
para que fizessem uma análise, observando semelhança e diferença entre a
reportagem.
Com isso
os alunos concluíram que na mesma reportagem de mídias diferentes as
informações são as mesmas, o que muda é o formato, os aspectos das imagens,
tornando mais fácil o entendimento da analise da reportagem.
Componentes:
Vanessa de Cássia Vicente
Vanessa Baldotto De
Nardi
Nenhum comentário:
Postar um comentário